sexta-feira, 23 de abril de 2010

CONSELHOS DE UM VELHO APAIXONADO (CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE)







O Drummond é fascinante em seu poema: Conselhos de um velho apaixonado... Faz-nos refletir sobre nossa necessidade de sermos dóceis conosco, que observemos nos pequeninos detalhes as nuances de um grande e verdadeiro amor. É importante que estejamos atentos a cada passo que damos, que aprendamos a desacelerar um pouco dessa rotina louca que nos engajamos, em prol de uma alegria profunda que pode brotar dentro do nosso coração. Que do nosso âmago surjam percepções que nos levem a vibrações de AMOR e possamos contribuir para um sorriso solto, sereno e até mesmo uma bela gargalhada... Vejamos o poema do Drummond:



Quando encontrar alguém e esse alguém fizer seu coração parar de funcionar por alguns segundos, preste atenção: pode ser a pessoa mais importante da sua vida.

Se os olhares se cruzarem e, neste momento, houver o mesmo brilho intenso entre eles, fique alerta: pode ser a pessoa que você está esperando desde o dia em que nasceu.

Se o toque dos lábios for intenso, se o beijo for apaixonante, e os olhos se encherem de água neste momento, perceba: existe algo mágico entre vocês.

Se o último pensamento do seu dia for essa pessoa, se a vontade de ficar juntos chegar a apertar o coração, agradeça: alguém do céu te mandou um presente divino: O AMOR.

Se um dia tiverem que pedir perdão um ao outro por algum motivo e, em troca, receber um abraço, um sorriso, um afago nos cabelos e os gestos valerem mais que mil palavras, entregue-se: vocês foram feitos um pro outro.

Se por algum motivo você estiver triste, se a vida te deu uma rasteira e a outra pessoa sofrer o seu sofrimento, chorar as suas lágrimas e enxugá-las com ternura, que coisa maravilhosa: você pode contar com ela em qualquer momento de sua vida.

Se você conseguir, em pensamento, sentir o cheiro da pessoa como se ela estivesse ali do seu lado...

Se você achar a pessoa maravilhosamente linda, mesmo ela estando de pijamas velhos, chinelos de dedo e cabelos emaranhados...

Se você não consegue trabalhar direito o dia todo, ansioso pelo encontro que está marcado para a noite...

Se você não consegue se imaginar, de maneira nenhuma, um futuro sem a pessoa ao seu lado...

Se você tiver a certeza que vai ver a outra envelhecendo e, mesmo assim, tiver a convicção que vai continuar sendo louco por ela...

Se você preferir fechar os olhos, antes de ver a outra partindo: É o amor que chegou na sua vida.

Muitas pessoas apaixonam-se várias vezes na vida, mas poucas amam ou encontram um amor verdadeiro. Às vezes encontram e, por não prestarem atenção nesses sinais, deixam o amor passar, sem deixá-lo acontecer verdadeiramente. É o livre-arbítrio.

Por isso, preste atenção nos sinais. Não deixem que as loucuras do dia-a-dia o deixem cego para a melhor coisa da vida: O AMOR!!!

2 comentários:

Anônimo disse...

Esse poema é uma lição de vida... Aquele poema que foi feito para você ler e reler várias vezes até internalizar em sua memória...

Vick disse...

O Drummond conseguiu tocar a alma de muita gente com esse poema. O amor retratado com a dedicação que merece.

  LEI HERMÉTICA: HERMES TRIMEGISTUS Há millhares de anos, existiu um grande homem cuja imensa sabedoria transcedeu fronteiras. Esse homem ...