segunda-feira, 26 de julho de 2010

TEMOS A LIBERDADE QUE QUEREMOS? (TÂNIA POLON)






Alguns pais educam seus filhos para serem meros espectadores na vida. Acredito que temos uma “liberdade” truncada. Como se nos falassem, faça o que estou mandando que será a pessoa mais livre que conhecerá. Como de fato poderemos crescer como seres humanos se não nos permitem ter as nossas próprias escolhas? Escolhas estas que nos fará conhecer nosso mundo exterior e interior.

Podem até nos dizer... “Eu sei o que é bom para você”, mas de fato quem sabe o que é bom para o outro? Quem sabe quais são as experiências que as outras pessoas precisam viver? Muitas realizações que são importantes para uma pessoa pode não ser para outra. O Ser Humano é tão complexo que até hoje se descobre coisas novas a respeito do próprio. Se os Seres Humanos não forem valorizados e respeitados integralmente, viverão uma vida inteira sem terem a possibilidade de construírem metas concretas e que lhes propiciem satisfação, alegria e amor pelas realizações em suas vidas.


Acreditar que as pessoas podem fazer o melhor é indicar-lhes o caminho que devem seguir, dotando-as de confiança e coragem, e permitindo-lhes que vivam o profundo processo de aprendizado. Ninguém sabe qual melhor cartilha de vida se adéqua ao seu estilo. Simplesmente vivemos a cada dia aprendendo com os erros e valorizando os acertos. Quando aprisionamos sentimentos alheios, tornamo-nos tão cruéis quanto qualquer ditador.


Mas essa liberdade tem um preço muito alto. Temos que estar preparadas para convivermos conosco e que nos conservemos felizes quando não tivermos ninguém ao nosso lado, que nos amemos de verdade ao ponto de aceitarmos nós mesmos. Temos que nos posicionar na condição de provedores das nossas despesas pessoais.


Qual é o nosso objetivo maior nessa existência? Não seria aprendermos a nos conhecer, a conviver conosco? Quem não consegue ficar sozinho consigo mesmo não poderá deixar florescer toda infinita sabedoria que se esconde dentro de si. O maior legado que Deus nos deixou foi esse sentimento chamado amor... O amor nos toca a essência, nos transforma em Seres fortes e frágeis ao mesmo tempo, nos enche de emoção, nos faz chorar de tanto sorrir. O AMOR é o sentimento que nos faz acreditar que viver a vida sempre faz sentido.


Nenhum comentário:

  LEI HERMÉTICA: HERMES TRIMEGISTUS Há millhares de anos, existiu um grande homem cuja imensa sabedoria transcedeu fronteiras. Esse homem ...